A Marta

Ontem, de forma totalmente inesperada, por entre colheradas demoradas de um delicioso menu de degustação, deparei-me com a Marta. Não aquela que habitualmente encontro no espelho, ainda sem conseguir abrir os olhos e conspirando para um mundo livre de obrigações, mas uma Marta diferente. Este é o tipo de encontro para o qual nunca estaremos preparados. Não houve suspense, nem rufar de tambores inquietos, nem um compasso de espera que me fizesse antecipar o que aí vinha. De repente estávamos frente a frente e não havia forma de fugir desse reflexo. 

Encontrei uma Marta que fala mais com a cabeça do que com o coração, embora o coração continue no turbilhão habitual, sempre meio descompassado e ansioso. Uma Marta que embora mentalmente se mantenha constantemente a questionar o Mundo e as pessoas, já consegue aceitar mais e exigir menos – dos outros, não dela própria. Alguém que está segura do lugar onde está neste momento, convicta do que ambiciona num futuro não tão longínquo e certa das suas escolhas. Vi a Marta com vinte-cinco anos, nem mais nem menos, numa linha de equilíbrio onde até agora nunca se tinha encontrado.

 

No final pensei, será que esta Marta que aqui vejo me vai dar menos dores de cabeça? Não. Mas essa ideia não me inquietou, muito pelo contrário. Não acredito que pudesse ser de outra forma ou que uma outra forma me pudesse satisfazer. O que mudou foi o que havia em excesso e que agora se parece ter compartimentado de forma a evitar perdas. Mas a Marta na sua essência continua a mesma, mais ponderação, mais racionalidade mas ainda muito desassossego e uma dose de loucura q.b., senão perderia a graça.  

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: